Avenida 85, n.º 1940, Salas 201/202/203 - Setor Marista, Goiânia - GO, 74160-010
  • (62) 3241-9929

IA: como implementar nas pequenas empresas?

DATA: 09/02/2024

A Inteligência Artificial (IA) surge como uma grande oportunidade para as empresas ao impulsionar a competitividade e a eficiência operacional. 

Em uma entrevista exclusiva ao Canal Um Brasil, o advogado especializado em proteção de dados e consultor de cibersegurança da FecomercioSP, Rony Vainzof,  discutiu os desafios e oportunidades da implementação da IA nas pequenas empresas.

Entre os pontos positivos da tecnologia está a acessibilidade de preços, o que torna a IA uma possibilidade tangível mesmo para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

“A IA oferece às empresas a capacidade de alcançar eficiência em diversas áreas, como marketing, vendas, relacionamento com clientes e inovação de produtos e serviços”, explica Vainzof. “A IA para as empresas é uma grande chance de competitividade”.

Desafios para aplicação da IA

Entretanto, apesar do potencial promissor, o Brasil enfrenta desafios significativos em sua jornada rumo à adoção generalizada da IA. 

Isso porque, primeiramente, é preciso definir o modelo regulatório a ser adotado. Segundo Vainzof, é preciso ponderar entre seguir o padrão da União Europeia, que possui uma legislação densa e prescritiva, ou adotar uma abordagem mais flexível, como a dos Estados Unidos, centrada em autoridades e agências setoriais.

Além disso, é necessário investir em infraestrutura, educação, capacitação e regulamentação. Diversos índices mostram que o Brasil está atrasado em relação a outras nações.

IA para PMES

Diante desse cenário, a FecomercioSP lançou a Think Tank, um laboratório de ideias com o objetivo de catalisar o potencial de inovação, IA e tecnologia de dados no Brasil. 

“A iniciativa visa mobilizar esforços para fornecer informações e promover o uso da IA nas PMEs, capacitando-as a competir em um mercado cada vez mais digital e globalizado”, explica.

Além da capacitação, o laboratório auxiliará os pequenos negócios na aplicação da IA, assim como a garantir ética e segurança para as PMEs, pilares importantes para garantir a diferenciação no mercado.  Dê o play e assista a entrevista completa.

Compartilhar: