R.C-237, n.º 107, Qd. 553, Lt. 04 - Jardim América, Goiânia - GO, 74290-140
  • (62) 3241-9929

Carreira: como a primeira letra do nome pode impactar?

DATA: 10/12/2023

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, da Associação Americana de Psicologia, revelou que as pessoas têm maior probabilidade de escolher profissões e cidades que se alinhem com a primeira letra dos seus nomes.

Por exemplo, pessoas com nome Dennis estavam muito representadas entre os dentistas listados, assim como George e Geoffrey tinham maior probabilidade de publicar artigos em revistas científicas voltadas para geociências.

Para chegar ao levantamento final, o estudo chegou a examinar os primeiros nomes no site da Administração da Segurança Social dos EUA, 508 profissões e 15.856 cidades. Vale ressaltar que a pesquisa foi feita com os primeiros nomes e não com os últimos.

Por fim, percebeu-se que a preferência decorre da tendência de manter sentimentos positivos pessoais, se estendendo a tudo o que associa a identidade.

Segundo os pesquisadores, preferir letras que aparecem no próprio nome e, principalmente, o que vem primeiro, foi estabelecida em 14 países.

Assim, os resultados sugerem que as escolhas de vida não estão relacionadas à tomada de decisões totalmente racionais.

Os pesquisadores denominaram essa preferência por cidades e profissões que começam com a letra inicial do primeiro nome de “determinismo nominativo”. 

Com informações da Forbes Carreira

Compartilhar: